SAAB GRIPEN F-39E BRASIL

Por CONQ NEWS

Na escolha do Programa FX-2, o Saab Gripen da Suécia foi escolhido com a transferência de tecnologia total ao Brasil. A infraestrutura construída no Brasil para o Gripen, por meio do maior acordo de transferência de tecnologia já celebrado com a Força Aérea Brasileira (FAB), gerou fábricas com aeroestruturas completos. Em, 24 de setembro de 2020, o primeiro Gripen E Brasileiro, chamado de F-39 Gripen pela Força Aérea Brasileira (FAB), concluiu seu primeiro voo no País, voando do aeroporto de Navegantes (SC) para a planta da Embraer em Gavião Peixoto (SP). 


Em São Bernardo do Campo, a Saab produz a fuselagem dianteira e traseira, o cone de cauda e o freio aerodinâmico do Gripen, aeroestruturas essas de alta complexidade e que exigiram o treinamento de brasileiros na Suécia por períodos de até dois anos com total transferência de tecnologia. É também em São Bernardo do Campo está a manutenção do radar e de sistemas de guerra eletrônica do Gripen, aumentando a independência do Brasil sobre componentes altamente tecnológicos e complexos, sem haver necessidade de contratar empresas externas.

Em Gavião Peixoto (SP), está o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (Gripen Design and Development Network - GDDN), o Centro de Ensaios em Voo do Gripen (Gripen Test Flight Centre - GFTC) e a linha de produção do Gripen E no Brasil, onde estão fazendo a montagem final dos primeiros de 15 caças produzidos no país,  o local tem infraestrutura para receber mais pedidos, seja de um segundo lote da FAB ou de outros clientes que optarem pelo Gripen. O Brasil tem condições de apoiar outros contratos da Saab que estão sendo estabelecidos em torno do Gripen E/F, como a Colômbia e a Tailândia, a Tailândia anunciou a aquisição de 12 caças em três lotes por um período aproximado de 10 anos.

Na parte de aviônicos e radar a empresa brasileira AEL Sistemas, que mantém sua sede em Porto Alegre (RS), é uma fornecedora global natural das soluções de Interface Homem-Máquina (HMI, Human-Machine Interface) para todos os caças Gripen de nova geração vendidos no mundo, incluindo Brasil, Suécia, Tailândia, Colômbia e de futuros compradores.

O sistema aviônico é composto pela tela panorâmica de alta resolução (Wide Area Display – WAD), de 48×20 cm, que conta com dispositivos redundantes, ampliando sua confiabilidade e resistência a falhas, mesmo em situações críticas; o mostrador digital de amplo campo de visão (Head-Up Display – HUD), instalado sobre o painel de instrumentos, que fornece todas as informações críticas de voo e táticas de missão; e o capacete com mira montada (Helmet-Mounted Display – HMD), designado Targo, que projeta as informações do HUD na viseira do capacete para interceptar e cravar alvos com pela visão do piloto. O HMD é integrado ao sistema de armas, proporcionando uma vantagem tática significativa no combate.

As aeronaves Gripen F-39E do primeiro lote do Brasil desembarcam no porto de Navegantes (SC) e seguem para Gavião Peixoto, o Brasil adquiriu inicialmente um lote de 36 aeronaves vindas da Suécia, serão 15 fabricadas no Brasil.