Ucrânia alega que seu caça F-16 derrubou um Sukhoi Su-34 da Russia

Por CONQ NEWS

Fontes não oficiais alegam ter vídeos e provas que um caça F-16 teria abatido um caça Sukhoi Su-34 durante combate aéreo entre Ucrânia e Russia, no sábado 7 de Junho 2025.

Os F-16 dinamarqueses incorporados pela Ucrânia registraram suas primeiras vitórias aéreas ao abater mísseis de cruzeiro russos durante os ataques aéreos que atingiram cidades ucranianas em agosto de 2024. 

Essas interceptações ocorreram apenas três semanas, após, a chegada de cerca de 85 caças F-16 prometidos por Bélgica, Dinamarca, Holanda e Noruega. 

F-16 da Ucrânia. Foto: Unkown

Se confirmado, a destruição de um Sukhoi Su-34 por um F-16 durante um combate aéreo, representa um fato histórico, os F-16 são equipados com mísseis Ar-Ar AIM-9 guiados por infravermelho e mísseis AIM-120 guiados por radar, sendo otimizados para interceptar ameaças aéreas, como mísseis de cruzeiro da Rússia.

A confirmação oficial desse abate ainda é aguardada, e a Ucrânia não divulgou detalhes completos do incidente, fontes pró-Rússia nas redes sociais comentam o ocorrido com diferentes interpretações. Até o início de Junho de 2025, a Ucrânia perdeu 3 caças F-16 na guerra.

O caça Sukhoi Su-34, considerado uma das aeronaves mais avançadas da Força Aérea russa, destaca-se por suas capacidades de ataque com lançamento de munições de precisão em condições adversas e manobras furtivas. 

Sukhoi Su-34 da Russia. Foto: Unknown

Os Su-34 têm sido utilizados em missões de bombardeio de longo alcance, especialmente com bombas planadoras, projetadas para atingir alvos com precisão à grandes distâncias.